Viagem para Estônia
Os países Bálticos são formados por três nações ao norte da Europa: Estônia, Letônia e Lituânia.
A Estônia está separada da Escandinávia apenas pelo golfo da Finlândia (uma curta travessia de ferry-boat leva até Helsinki) e faz fronteira com a Rússia e a Letônia.
Talinn
Da bela capital Tallinn à cidade universitária de Tartu, passando por Parnu, descortinar a Estônia é uma imersão num dos mais jovens (recuperou sua independência em agosto 1991) e dinâmicos países do velho continente e desde 2004 faz parte da União Europeia, esse avanço rumo a modernização, fez com que suas instituições sejam reconhecidas entre as mais sólidas das ex-repúblicas soviéticas.
Mulgikapsad Kama
O povo, sua cultura e principalmente o idioma complicado, estão intrinsecamente relacionados aos finlandeses, aos países nórdicos e da Alemanha, refletida na música, arquitetura, religião e principalmente na alimentação com pratos fartos como muito repolho, batata, carnes e pães ou pratos como mulgikapsad (porco com chucrute e batatas) e ainda suitsulohe (salmão defumado), e por fim o infalível kama, uma mistura de grãos muito apreciada nos cafés da manhã.
Portão de Talinn
O portão de entrada é Tallinn e seu centro histórico, é patrimônio mundial da humanidade concedido pela Unesco e sem dúvida, o maior ponto de interesse para seus visitantes.
Todas as vias da capital parecem dirigir-se para a Praça Raekoja Plats que com suas construções góticas e matizes outonais, contrastam com o piso em pedra e as muralhas. Percorrendo vielas estreitas e tranquilas poderá chegar a Pikk jalg, e logo após, suba a colina de Toompea, e desfrute da melhor vista panorâmica da Old City.
Será possível por exemplo, contemplar as torres agudas que parecem perfurar as densa névoa e nuvens baixas… um olhar mais aprofundado e perceberá as águas do Golfo por entre telhados e arvoredo, uma tira lisa e fina de azul que dependendo da época do ano, passará para matizes claros, principalmente durante o Inverno que assumirá o branco como cor predominante, e assim é Tallinn, romântica, esbanjando vida, espelhando o passado e o futuro desta jovem nação.
Deslocando rumo ao interior, percorrendo entre bosques e a costa, será possível admirar construções típicas da Estónia dos séculos XVIII e XIX: Edificações em diferentes estilos, moinhos de vento, estábulos e uma capela, tudo erguido em madeira nobre, com troncos imensos sobrepostos, telhados de colmo e delicadamente pintados obedecendo sua tradição. Em determinados dias da semana, será fácil encontar pequenas apresentações de canto e dança tradicionais, com moradores vestidos a rigor.
Idioma Oficial
Moeda
Hora Local
DDI
Embaixada do Brasil
Blog
-
Conheça Manea, nova atração da Nova Zelândia que conta a jornada do povo maori
Localizado em Hokianga (Ilha Norte), centro cultural celebra passado, presente
-
United Airlines informa que voos São Paulo – Nova york serão feitos diariamente
A empresa United Airlines informou que continuará ampliando a frequência
-
Confira os 100 países abertos para turistas brasileiros
O COVID-19 fez com que muitos países ainda permanecessem em